Skam – O que podemos aprender com a série?

Meu interesse em Skam começou porque, baseada nas imagens que vi pela internet, a série me lembrava Skins, uma das minhas favoritas. Quando assisti o primeiro episódio no final de 2016, a única coisa que estranhei de verdade foi o idioma: norueguês, mas a história parecia ser boa, então quis continuar. Demorei uns meses, mas continuei e logo já estava gostando tanto da série que decidi que quero aprender o idioma.

Skam, do canal norueguês NRK, conta a história de um grupo de adolescentes de Oslo e é centrada na tradição norueguesa do “russ bus”. Tem uma thread no Twitter do Portal Skam BR explicando direitinho o que é isso.

Cada temporada é focada num personagem, mas nenhum dos outros é deixado de lado por causa disso. A primeira temporada é focada na Eva, a segunda na Noora, a terceira no Isak e a última, na Sana.

A história fala sobre temas como feminismo, religiosidade, doenças mentais, família, abuso sexual e psicológico e todos de maneira pontual, bem desenvolvidas e atuais. O que eu mais gostei foi o fato das meninas estarem sempre se apoiando, até quando você acha que elas vão virar as costas uma para outra, elas te surpreendem. O mundo precisa de mais séries que mostrem amizades verdadeiras assim e talvez consigamos ter amigos melhores no mundo.

A trilha sonora da série tem músicas do The Weeknd, Nas, Tame Impala, Drake, Susanna and The Magical Orchestra, Gabrielle e Ed Sheeran. O Spotify fez um playlist especial, inclusive.

Não quero postar muitos spoilers, porque a série é curta então qualquer informação já é grande, mas destaco três dos meus favoritos que, embora importantes, não são TÃO fortes assim:

Os episódios são curtos, variando sempre entre 20-40 minutos, mas são raros os episódios maiores de 20 minutos – infelizmente, hahaha. Então, dá pra assistir tudo rapidinho, coisa que querendo ou não, acaba acontecendo – caso você fique viciado. A série vai ganhar uma versão americana, com previsão de estreia para 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s